quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A epopéia do Hackintosh

Há alguns anos comprei um Itautec InfoWay Note w7645. Hoje em dia é um computador modesto (para não dizer obsoleto), mas na época a configuração era razoável. Vinha de fábrica com Windows Vista Home Premium, que era também um sistema esteticamente bonito para a época, embora bastante pesado em comparação com seu antecessor, o Windows XP. Quando comprei não tinha grandes planos para ele, além de satisfazer algumas das minhas necessidades básicas: executar conteúdo multimídia, preparar os meus trabalhos da faculdade e navegar na internet.

Algum tempo depois (por volta de um ano e meio), comprei um iMac em suaves prestações. Em casa ele se tornou meu companheiro de longas horas e, fora de casa, a baixa necessidade de eu ter um notebook e a falta de praticidade em carregá-lo para qualquer lugar que eu fosse fez com que eu o deixasse um pouquinho de lado.

Em um certo dia do ano passado me veio a idéia de instalar o Mac OS X nele, já que eu gostava tanto do sistema e já estava bem ambientado. Já sabia da existência do projeto OSX86 e da famigerada dificuldade de fazê-lo funcionar corretamente, mas era totalmente novato no assunto. Resolvi tentar. Baixei logo de cara o iAtkos v7, que já integra o Mac OS X Leopard (10.5), o bootloader Chameleon (o que permite que seu PC seja capaz de iniciar o Mac OS X não tendo o hardware esperado para isso) e alguns kexts (sobre os quais falarei em um próximo post, mas a princípio podem são análogos aos "drivers" no Windows).

A primeira instalação sem personalização ocorreu bem, mas na hora de iniciar a configuração do sistema ele não havia reconhecido nem o teclado e nem o mouse. Sem um método de entrada de dados seria difícil fazer algo. Até poderia conectar um mouse e um teclado USB, mas não era a proposta. Fiz uma instalação de reparo adicionando alguns kexts referentes aos hardwares de entrada e, voilá, eles funcionaram. Parecia estar tudo bem, mas muito em breve notei dois outros problemas: a wireless e a ethernet não funcionavam. Eu tinha um "HackBook" sem comunicação com o mundo exterior. Também não era a proposta. Depois de buscar por soluções em fóruns consegui resolver (parcialmente) o problema com a Wireless. Ele passou a conectar, mas de modo instável. E um probleminha menor, mas totalmente annoying, era o fato de o botão de ?/ não funcionar, mesmo após usar o mapa de teclado ABNT2.

Não consegui conviver muito tempo com o Mac OS X funcionando com problemas. Resolvi esquecê-lo e instalar a última versão do Ubuntu. Por um tempo me satisfez, instalei diversos programas interessantes, toda aquela filosofia tocante de open software, mas o meu fracasso com o hackintosh era aquela pedrinha no sapato.

Na semana retrasada resolvi retomar o projeto de "Mac"ear meu PC. Utilizei outra distribuição, a iPC. A instalação sem personalização foi o que se poderia chamar de total fail. O som não funcionou, wireless e ethernet off, o teclado com os mesmos problemas. Resolvi então dar mais uma chance para a iAtkos. Depois de algumas (várias) horas quebrando a cabeça, acessando fóruns sobre o assunto e fazendo testes, consegui um Mac OS X 10.5 totalmente funcional no Itautec w7645. Valeu a pena o esforço. Caso o leitor tenha interesse no procedimento, não deixe de acompanhar o container Computação.

Nenhum comentário: